sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dicas de Moda: Sapatos para homens elegantes


Um dos itens considerados mais importantes para se avaliar a elegância masculina é o sapato. Principalmente nos meios mais formais, em que a variedade é bem menor, o sapato é visto como sinal de distinção e zelo. Portanto, cuidar bem deles, mantê-los limpos e engraxados e não se apegar aos sapatos velhinhos é o ideal. Como ficamos o dia todo vestidos com eles, procurar conforto também é imprescindível. Quando for comprá-los, experimente os dois pés, com cuidado, de meias, caminhe, e só leve pra casa se sentir-se bem com eles.
Investir em qualidade, quando se trata dos calçados clássicos, também é uma boa dica, pois eles duram mais, são mais confortáveis e como são de couro natural promovem a transpiração, para não sufocar seus pés. Uma boa notícia é que os sapatos tradicionais de bico fino de amarrar estão na moda e podem ser usados formalmente ou até com jeans e barra dobrada, num estilo mais moderno. Os bicos mais novos são afunilados e quadradinhos na ponta.

O que calçar neste inverno

O humor, a descontração e a quebra dos padrões parecem alguns valores do inverno 2009. O estilo bruto e viril, de trabalhador, ou de lutador, também estão em voga. De outro lado, os tênis simples e sequinhos, com solado baixo e cores neutras foram muito vistos nas passarelas.

Cruzamento de materiais

Os tênis de couro, as botas metálicas, as estampas e o colorido intenso aparecem nas passarelas trazendo um pouco do lúdico para o guarda-roupa masculino. Os tênis vêm com cores fortes e combinações bicolores, canos mais altos e formas mais gordinhas, que dão um aspecto abotinado, muito atual. Atenção aos cadarços que estão em evidência: varie nas cores e tipos de amarração. Alguns tênis imitam sapatos bicolores em estilo dândi e possuem bicos finos, numa ironia divertida. 

Na contramão, o estilo cool de tênis bem simples, de referência All Star, tem variações de cores neutras, solados tonalizados, muito chiques. Os modelos vêm em lona ou em couro.
Botas
As botas são as estrelas da estação. Brutas, no estilo coturno, com solado pesado e bicos redondos, canos médios ou em estilo boxeador, justas na perna, longas e de amarrar.

Também as botas rockers apareceram bastante, com bicos finos e fivelas grandes em cores como azul, verde e brancas.

Os sapatões de amarrar de bico arredondado também estão em alta, com solados pesados, bem tradicionais, reforçando valores da vida real, como o trabalho e o andar. As cores do couro vêm mais claras como em tons de caramelo e mel. O preto continua na parada, assim como o clássico marrom natural e o branco, para os mais dândis.

Meias

Como dizia o saudoso Fernando de Barros, "Meias são como juiz de futebol - quanto menos aparecem no jogo, melhor". Então bastante atenção. Nada de meia branca, a não ser com roupas esportivas. Procure combinar a meia com a cor da calça, e, no caso de calça clara, com o sapato. 

Última dica

Cuide bem dos seus pés! Corte direitinho as unhas, seque o meio dos dedos para não criar micose, varie os sapatos no dia-a-dia e coloque-os para arejar depois de usá-los. E por favor: não tenha chulé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário