quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dicas ajudam a fazer bonito na areia, seja de sunga ou não




Muitos homens resistem ao item mais lembrado da moda masculina no verão: a sunga. Há quem não abra mão do conforto delas sob o sol e para nadar. Mas conforto pode ser relativo, se você não se sente bem com ela, não adianta. Por isso, muitos preferem uma bermuda. 

Seja lá qual for o seu gosto, ele precisa estar adaptado ao que está em alta, ao seu corpo e, claro, ao conforto. Cecília Lima, professora do curso Personal Stylist da Escola de Moda Sigbol Fashion, e a estilista Evelyn Nascimento, da grife Four Style dão as dicas para você aproveitar o verão sem fazer feio. 

Todo mundo pode?
Não há uma regra que diga quem pode ou não pode usar sunga. Uma coisa é fato: todos têm direito de aproveitar o calor e os banhos de mar ou piscina, sem muitas neuroses. “Devem usar sungas aqueles que se sentem bem com elas”, simplifica Cecília Lima. E, para Evelyn Nascimento, ninguém precisa de autorização. “Todo homem pode, sim, usar sunga”. 

Mais largas em alta
Há alguns anos as sungas com as laterais mais largas, os sungões, estão na moda. Isso não condena as tradicionais, porém, cuidado com as fininhas. “Os sungões estão em alta, mas os outros modelos também têm seu espaço. A moda atual é muito livre, é atitude e liberdade. As regras estão sendo quebradas”, defende Evelyn. 



“Modelos cavados para as mulheres, nos anos 1980, eram a maior inovação. Hoje, ninguém quer ver pela frente, assim como as sungas finas, que ainda não voltaram à moda. Para esse verão, teremos muita influência dos anos 50, sendo assim, as sungas tendem a ficar ainda maiores”, aconselha Cecília. 

Quem deve evitar o sungão
O sungão, apesar de ser um hit entre os homens, pode não ficam bem para todos, segundo Cecília. “O cuidado maior deve ser observado nas coxas. Se forem flácidas e estiverem muito roliças, fazem o sungão enrolar e acabar na virilha”, diz ela. “Normalmente, o sungão tem a cintura baixa e, para aqueles com o bumbum muito volumoso, também não são indicados, pois acabam ficando com uma parte dele para fora”.

Cores e estampas
As possibilidades são muitas. Em cada estação as tendências mudam. “No momento, as florais e tye dye, com cores fortes e aplicações sobre o tecido, estão em alta. E tudo vai depender do estilo de cada um”, diz Cecília. 

“Não tente ousar demais se você é muito tradicional e não está com o corpo em dia. Opte por cores opacas e neutras, principalmente se faz muito tempo que não pisa na praia sua cor está de ‘escritório’”. Mas a moda não é rígida, segundo Evelyn. “Cada vez mais as sungas em cores vibrantes como vermelho e laranja são tendências durante o verão. As estampas também, apesar da maioria dos homens preferirem sungas lisas”.




De olho na cor da pele
“Um homem muito branco e de sunga branca parece estar pelado”, diz Evelyn. Por isso, cuidado com as cores sem contraste com a pele, para não ficar ainda mais desbotado. “O tom interfere na escolha. Da mesma maneira que optamos por uma cor de camiseta que nos favoreça, a cor da sunga segue a mesma fórmula. Pensar na que você gosta é um grande passo para o êxito na hora da compra”.

Imperfeições à mostra
Mulheres usam certos modelos de biquíni para disfarçar imperfeições do corpo. Com a sunga é muito mais difícil, avisa Cecília. “A limitação de opções interfere nessa vantagem que as mulheres possuem”. Mais uma vez, os que estão com melhor forma têm mais liberdade para optar. 

“Os gordinhos devem evitar as muito largas, mas, também, as muito finas. Elas também não são bem-vindas”. Evelyn confirma: “Existem vários modelos, o tamanho da lateral é o que os diferencia. Para um  homem acima do peso, não é legal uma sunga com lateral estreita”. 

Cuidado com os tons claros
Mulher sempre pensa em uma coisa que os homens esquecem na hora de comprar uma roupa de praia. “Os homens não prestam atenção nisso, mas sungas claras, depois de entrar na água, ficam transparentes e, normalmente, eles só percebem isso quando já é tarde demais. Sendo assim, veja se sua sunga bege, branca, amarela, ou qualquer cor muito clara, tem um forro bem reforçado, caso contrário, passe longe da água”.

Para quem não gosta de sungas
Se você não é adepto da peça, não é obrigado a usar, claro. “Não é feio usar bermudas na praia. E existem pessoas que realmente devem evitar as sungas. O problema é a escolha errada da bermuda, de tecidos pesados, como a sarja e o jeans, que não devem ser usadas na praia”, diz Cecília. 

“Os tecidos leves e, principalmente, que secam rápido, como o tactel, são os mais indicados”. Evelyn dá uma outra opção. “Os homens cariocas, por exemplo, usam muito a sunga por baixo do boardshort (bermuda de surf)”. 

Assim, você tem a possibilidade de mudar de idéia e tirar a bermuda, se quiser. Além de ser mais higiênico do que entrar na água de cueca, que demora a secar e fica muito feio, caso acabe aparecendo acidentalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário